Na tarde dessa terça (26) as Vingadorinhas entraram em campo contra o Sport pela estreia no Brasileiro Sub-18, em Sorocaba. A partida terminou empatada em 1 a 1, com Alice marcando para o Galo/Tupinambás aos 7 minutos. O empate teve um gosto amargo pelo o que foi apresentado em campo, mas compreensível com tudo que antecedeu a competição para a equipe mineira.

Sem o interesse de participar do campeonato, o Atlético tentou desistir. Ao descobrir que a CBF obriga as equipes a participarem, com punições previstas ao time masculino, a montagem do elenco foi feita às pressas. Com a base desativada desde maio de 2020, a equipe foi montada com ex integrantes da nossa base, atletas vindas do Tupinambás (time que tem uma parceria informal com o Galo), e aquelas do profissional que estão aptas a participar pela restrição da idade.
A relação entre os dois times existe desde que a base do Galo foi montada. O técnico Lelei comanda ambas as equipes, que treinavam juntas, inclusive. Em 2019, várias de nossas atletas vestiram a camisa do Tupinambás no Campeonato Mineiro Feminino Amador. A parceria não é oficializada, mas existe há tempos. Com a montagem do elenco para o Brasileiro às pressas, a vantagem é que a maioria das atletas se conhecem muito bem.
Com casos de Covid-19 detectados, a equipe não treinou junta, fazendo atividades à distância por meio virtual. Devido ao entrosamento que a maioria do time tem, isso não afetou de forma considerável a parte técnica da equipe (até porque, as atletas do profissional que estão no interior paulista para a disputa, eram integrantes dessa base até o ano passado, com exceção da Flávia Pissaia). Porém, a parte física ainda está muito comprometida. Com pouco tempo para treinos, o corpo das Vingadorinhas sentiu e diversas atletas precisaram de atendimento devido às câimbras.
Com a decisão de última hora sobre a participação na competição, o Atlético alega que não teve tempo hábil para algumas decisões. Atletas e comissão técnica se uniram para bancar os custos adicionais da viagem e permanência em Sorocaba. A CBF custeia viagem (transporte), hospedagem e testagem para a Covid-19, mas todo o resto de gasto, ficou por conta da equipe. Atletas que não tem nem contrato, nem rendimento junto ao Atlético, bancando para participar de um campeonato que é obrigação do Clube. A assessoria informou que o Galo fará o ressarcimento.
O desinteresse é tão grande em relação ao feminino, e mais ainda quando falamos da base, que nem mesmo uniforme parece ter sido pensado. A equipe entrou em campo com uniforme usado em 2019, aquele mesmo que a equipe masculina usava. A pergunta que fica é: porque elas não tiveram o uniforme do feminino disponível para o suo?

Em campo, as Vingadorinhas mostraram muita intensidade. Os primeiros minutos foram de jogo vimos apenas ataque contra defesa. O Sport não conseguia desafogar. O Galo/Tupinambás pressionou bastante até que, aos 7 minutos, Alice balançou as redes e colocou a equipe alvinegra em vantagem.
Após o gol, o Sport conseguiu sair mais para o jogo, mas sem grandes perigos ao gol de Coimbra. As Vingadorinhas continuaram mostrando repertório. Duda e Bruna trocavam de lado no ataque a todo tempo, confundindo a defesa adversária. Júllia sempre muito bem posicionada dentro da grande área, poderia ter sido um pouco mais acionada.
A equipe adversária foi crescendo no jogo, mesmo que o Galo/Tupinambás mantivesse o domínio. A zaga das Vingadorinhas segurou as oportunidades que o Sport criava. O técnico Lelei precisou fazer alterações em sua equipe, principalmente pelo cansaço das atletas, o que diminuiu um pouco a intensidade alvinegra. Foi aos 34 minutos do segundo tempo que Mirelly empatou para a equipe pernambucana.

Com o empate, as Vingadorinhas ocupam a segunda colocação do grupo junto ao Sport. O Santos é o líder após derrotar o Vitória por 3 a 0. O primeiro colocado de cada grupo e os dois melhores segundos colocados se classificam para a próxima fase.
O Galo/Tupinambás enfrenta o Vitória nessa quinta-feira (28) às 10:30!
O Galo/Tupinambás jogou com:
Coimbra, Naiara (Camilly), Laiza, Lorranny, Amanda (Aisha), Pâmela, Marcella, Alice (Pissaia), Duda (Thalita), Bruna (Gi), Júllia (Vitória)