Estreia com empate das Vingadorinhas!

Na tarde dessa terça (26) as Vingadorinhas entraram em campo contra o Sport pela estreia no Brasileiro Sub-18, em Sorocaba. A partida terminou empatada em 1 a 1, com Alice marcando para o Galo/Tupinambás aos 7 minutos. O empate teve um gosto amargo pelo o que foi apresentado em campo, mas compreensível com tudo que antecedeu a competição para a equipe mineira.

Foto: Adriano Fontes / CBF

Sem o interesse de participar do campeonato, o Atlético tentou desistir. Ao descobrir que a CBF obriga as equipes a participarem, com punições previstas ao time masculino, a montagem do elenco foi feita às pressas. Com a base desativada desde maio de 2020, a equipe foi montada com ex integrantes da nossa base, atletas vindas do Tupinambás (time que tem uma parceria informal com o Galo), e aquelas do profissional que estão aptas a participar pela restrição da idade.

A relação entre os dois times existe desde que a base do Galo foi montada. O técnico Lelei comanda ambas as equipes, que treinavam juntas, inclusive. Em 2019, várias de nossas atletas vestiram a camisa do Tupinambás no Campeonato Mineiro Feminino Amador. A parceria não é oficializada, mas existe há tempos. Com a montagem do elenco para o Brasileiro às pressas, a vantagem é que a maioria das atletas se conhecem muito bem.

Com casos de Covid-19 detectados, a equipe não treinou junta, fazendo atividades à distância por meio virtual. Devido ao entrosamento que a maioria do time tem, isso não afetou de forma considerável a parte técnica da equipe (até porque, as atletas do profissional que estão no interior paulista para a disputa, eram integrantes dessa base até o ano passado, com exceção da Flávia Pissaia). Porém, a parte física ainda está muito comprometida. Com pouco tempo para treinos, o corpo das Vingadorinhas sentiu e diversas atletas precisaram de atendimento devido às câimbras.

Com a decisão de última hora sobre a participação na competição, o Atlético alega que não teve tempo hábil para algumas decisões. Atletas e comissão técnica se uniram para bancar os custos adicionais da viagem e permanência em Sorocaba. A CBF custeia viagem (transporte), hospedagem e testagem para a Covid-19, mas todo o resto de gasto, ficou por conta da equipe. Atletas que não tem nem contrato, nem rendimento junto ao Atlético, bancando para participar de um campeonato que é obrigação do Clube. A assessoria informou que o Galo fará o ressarcimento.

O desinteresse é tão grande em relação ao feminino, e mais ainda quando falamos da base, que nem mesmo uniforme parece ter sido pensado. A equipe entrou em campo com uniforme usado em 2019, aquele mesmo que a equipe masculina usava. A pergunta que fica é: porque elas não tiveram o uniforme do feminino disponível para o suo?

Foto: Adriano Fontes / CBF

Em campo, as Vingadorinhas mostraram muita intensidade. Os primeiros minutos foram de jogo vimos apenas ataque contra defesa. O Sport não conseguia desafogar. O Galo/Tupinambás pressionou bastante até que, aos 7 minutos, Alice balançou as redes e colocou a equipe alvinegra em vantagem.

Após o gol, o Sport conseguiu sair mais para o jogo, mas sem grandes perigos ao gol de Coimbra. As Vingadorinhas continuaram mostrando repertório. Duda e Bruna trocavam de lado no ataque a todo tempo, confundindo a defesa adversária. Júllia sempre muito bem posicionada dentro da grande área, poderia ter sido um pouco mais acionada.

A equipe adversária foi crescendo no jogo, mesmo que o Galo/Tupinambás mantivesse o domínio. A zaga das Vingadorinhas segurou as oportunidades que o Sport criava. O técnico Lelei precisou fazer alterações em sua equipe, principalmente pelo cansaço das atletas, o que diminuiu um pouco a intensidade alvinegra. Foi aos 34 minutos do segundo tempo que Mirelly empatou para a equipe pernambucana.

Foto: Adriano Fontes / CBF

Com o empate, as Vingadorinhas ocupam a segunda colocação do grupo junto ao Sport. O Santos é o líder após derrotar o Vitória por 3 a 0. O primeiro colocado de cada grupo e os dois melhores segundos colocados se classificam para a próxima fase.

O Galo/Tupinambás enfrenta o Vitória nessa quinta-feira (28) às 10:30!

O Galo/Tupinambás jogou com:

Coimbra, Naiara (Camilly), Laiza, Lorranny, Amanda (Aisha), Pâmela, Marcella, Alice (Pissaia), Duda (Thalita), Bruna (Gi), Júllia (Vitória)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s