Vingadorinhas jogam bem, mas perdem nos acréscimos

Na tarde dessa segunda-feira (1º), as Vingadorinhas mostraram evolução e muita garra diante do Santos, mas acabaram derrotadas por 1 a 0, após sofrerem um gol já nos acréscimos. A partida foi válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro sub-18 e teve muita intensidade. Apesar do pouco tempo entre um jogo e outro, o Galo/Tupinambás já mostrou uma postura diferente de sábado, mais consciente em campo e dificultou bastante o ataque santista. Isso mostra o potencial da equipe e deixa claro a importância da preparação, da análise dos adversários e do treinamento coletivo – que elas pouco tiveram antes da competição iniciar.

Foto: Adriano Fontes / CBF

As Vingadorinhas começaram o ‘returno’ com uma única mudança. Após as falhas fatais de Amanda Coimbra nos dois últimos jogos, Nanda assumiu a titularidade e foi quem defendeu o gol alvinegro. A base atleticana teve o trabalho suspenso em 2020 por causa da pandemia e o clube não informou os planos para a categoria nesta temporada. Entretanto, a goleira Fernanda Mayrink, de apenas 15 anos, é uma grande promessa alvinegra e já teve, inclusive, seu contrato renovado com o Atlético para mais um ano.

O primeiro tempo foi bastante movimentado no meio de campo, mas ambas as equipes tiveram poucas chances claras de gol. O Santos trabalhava muito a bola e tentou manter a posse para conseguir se infiltrar na defesa atleticana. Apesar da intensa pressão das Sereinhas, o Galo/Tupinambás encurtou os espaços, se posicionando bem defensivamente e pronto para sair em contra-ataque.

Destaque do primeiro tempo, Flávia Pissaia segue fazendo um bom campeonato e elevando o nível das Vingadorinhas, com muita qualidade no passe. Ela foi responsável pela criação e mostrou muita visão de jogo, desvencilhando-se da marcação e fazendo a ligação rápida com o ataque com, principalmente com Alice e Bruna. Naiara também mostrou habilidade e chegou se lançar ao ataque algumas vezes pela esquerda.

Foto: Adriano Fontes / CBF

No entanto, mesmo executando bons desarmes pelo meio e acionando rápido o ataque, o Galo/Tupinambás teve certa dificuldade para chegar perto do gol de Madu, pois a defesa santista logo se fechava e a marcação chegava forte. As Vingadorinhas passaram grande parte do tempo no campo defensivo e muitas vezes a goleira santista jogava avançada, até mesmo fora da área. Assim, quando conseguiam roubar a bola, elas também arriscavam o chute de longa distância.

Apesar das dificuldades, com o jogo bastante truncado, o Galo/Tupinambás freou o ataque das Sereinhas e teve a primeira chance clara de gol, já ao final do primeiro tempo, nos acréscimos. No campo de defesa, Pâmela acionou Bruna no ataque, que carregou a bola e bateu muito bem, mas a goleira rebateu e a zaga fez a cobertura.

Para a segunda parte, novamente o técnico Lelei apostou em Dudinha no lugar de Alice e a camisa 22 entrou incendiando o jogo. A atacante chegou movimentando e incomodando bastante a defesa santista, por ambos os lados do campo. Logo nos primeiros minutos, Dudinha arrancou pela esquerda, percebeu o posicionamento adiantado da goleira santista e finalizou, mas a bola subiu demais. Na sequência, ela teve outra grande oportunidade, dessa vez, pela direita, mas Madu chegou fechando o gol e, no rebote já sem ângulo, a bola parou na trave.

Diferente do último jogo, que a intensidade diminuiu e o cansaço ficou aparente, a equipe mineira aumentou a pressão e chegou perto de abrir o placar. As Vingadorinhas adiantaram a marcação e foram para o ataque sem medo, sufocando as Sereinhas no início do segundo tempo.

A situação começou a se complicar após a expulsão de Aisha, aos 21 minutos. Com a defesa mais exposta, o Galo/Tupinambás sofreu um rápido contra-ataque santista e a lateral atleticana precisou fazer a falta em Kamile, que avançava sozinha em direção ao gol. Mesmo com uma a menos, as Vingadorinhas precisavam da vitória e continuaram atacando. Já nos acréscimos, Luaninha lança Ana Luiza no ataque, que encontra Kamile livre para finalizar, mas Nandinha cresce diante da atacante santista e faz excelente defesa. No minuto seguinte, porém, a goleira das Vingadorinhas não conseguiu evitar o gol de Miracatu, que deu a vitória às Sereinhas. No contato com a camisa 11 santista, Nanda saiu machucada e precisou ser substituída por Amanda.

Foto: Adriano Fontes / CBF

Este jogo também foi de protesto e, antes do apito inicial, as atletas santistas protestaram em repúdio aos comentários machistas e violentos de Sérgio Ramos, sócio e ex-conselheiro do Santos, sobre o futebol feminino. Destacou-se ainda o técnico das Sereinhas, Felipe Freitas, que também se manifestou e fez uma fala muito poderosa sobre o mais recente caso de misoginia envolvendo o futebol feminino. Em resposta, o treinador relatou a realidade da modalidade e reafirmou a importância de ninguém se calar diante dessas agressões.

O Galo Delas se solidariza com todas as atletas e torcedoras santistas, que viram um torcedor do clube propagar a violência e a misoginia, não apenas contra elas, mas contra todas as mulheres. Dentro de campo, infelizmente, não conseguimos superar as adversárias e acabamos derrotadas, mas do lado de fora encontramos companheiras e companheiros de luta.

Foto: Reprodução / MyCujoo

Com este resultado, o Santos já garantiu a vaga na segunda fase da competição com duas rodadas de antecedência e 100% de aproveitamento. O Galo/Tupinambás, por outro lado, amarga a última colocação do grupo C com apenas 1 ponto marcado e não consegue avançar para a próxima fase. As Vingadorinhas voltam a campo novamente para enfrentar o Vitória, na próxima quarta-feira (3) às 10h30, pela 5ª rodada do campeonato.

O Galo/Tupinambás jogou com:

Nanda (Coimbra), Naiara, Layza, Lorranny, Aisha, Pâmela, Marcella, Alice (Dudinha), Pissaia, Bruna (Vitória) e Júllia (Thalita).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s