ESTREIA COM GOLEADA!

Goleada! As vingadoras estrearam no Campeonato Mineiro dominando o primeiro adversário, o Funorte. O placar de 4×0 teve de tudo: gol contra, duas faltas marcadas com estilo por Flávia Pissaia e pênalti convertido por Aline Guedes, quebrando o jejum da equipe na temporada.

Ainda que a nossa superioridade tenha se mantido ao longo de toda a partida, precisamos fazer coro à zagueira Bruna Cotrim, que durante o intervalo avaliou a performance da equipe como abaixo do que poderia ter sido. Problemas de finalização explicam como, de quatro gols, três foram com bola parada. Chegamos muito, mas pouco conseguimos oferecer perigo e efetivar as jogadas.

Foto: Fábio Xavier/Onze Minas

Os primeiros 10 minutos foram de controle absoluto das Vingadoras. Depois disso, o jogo ficou com menos chances e o Funorte avançou um pouco mais — a primeira finalização delas veio aos 19 minutos. Nosso primeiro gol saiu um pouco depois, marcado pela adversária Izabela Daiany, que tentou tirar um cruzamento da Leila. O único cartão amarelo contra o Galo foi dado em seguida à Pissaia, por “falta ou ação temerária”. 

Encerramos o primeiro tempo com “apenas” 1×0, e o time percebeu que poderia ser mais. Continuamos vendo alguns problemas que vêm do Brasileiro, como a falta de conversão de jogadas trabalhadas em gols. O que não quer dizer que não foi um bom começo de jogo. As laterais Jaque e Leila foram muito bem, com liberdade para avançar, roubando bola e criando boas jogadas e lançamentos. 

Pissaia também apareceu com qualidade pelo meio, com dois lances muito bons de finalização. Marta veio forte fazendo a cobertura da defesa, com ótimos lançamentos. Day, como sempre, aparecendo bem na criação das jogadas e avançando, empurrando o time para cima do Funorte.

A segunda etapa, por outro lado, começou pegada, com tantas chegadas das vingadoras que mal conseguimos narrar no nosso minuto a minuto do Twitter (@galodelas). Talvez o físico tenha pesado para o Funorte, time que foi reativado e elenco formado há poucos meses.

O segundo gol saiu ainda aos cinco primeiros minutos, após uma cobrança de falta caprichosa da Pissaia na boca da área, passando pela barreira. Funorte continuou com entradas fortes e Pissaia aproveitou novamente aos 17 minutos, marcando outra bolaça de falta na rede. Ainda fizemos várias finalizações nos minutos seguintes, com tentativas de Cotrim, Day, Leila, Jaque, Vanessa, Marta. Trabalho em equipe das vingadoras! Infelizmente, continuou a dificuldade para marcar, de fato, o gol.

Por fim, as adversárias facilitaram novamente e cometeram falta dentro da área. Aline Guedes foi pra cobrança e tirou um peso do ombro das vingadoras, convertendo o tão sonhado pênalti – o tendão de Aquiles da temporada. O placar fechou em 4×0 aos 38 minutos do segundo tempo.

Foto: Fábio Xavier/Onze Minas

Extracampo mineiro

Como infelizmente é costume no Campeonato Mineiro, já tivemos contratempos na competição que extrapolam o jogo jogado. Na quinta-feira à noite a página Futebol Feminino MG alertou para o fato de que o Social não havia inscrito nenhuma jogadora no BID e portanto não poderia estrear no dia seguinte, contra o América. A partida foi cancelada e o Social afirma que teve problemas com o sistema e tentará evitar o WO na justiça, pedindo remarcação da partida.

Os minutos anteriores ao jogo do Galo, no sábado, também contaram com emoção. A equipe do Funorte chegou apenas meia hora antes do início da partida, quase não conseguindo se aquecer. Segundo comentário feito na transmissão da TV Galo, a equipe de Montes Claros se hospedou em uma escola da capital, dormindo no chão, e o almoço atrasou. Elas não conseguiram se alimentar direito e ainda tiveram os horários comprometidos.

Outra curiosidade é que o Ipatinga perdeu o mando de campo da segunda rodada e enfrentará o Funorte em Governador Valadares. Decisão se refere a algo ocorrido em 2020 que a autora deste texto desconhece, mas o mando já volta ao Ipatingão na rodada seguinte, contra o Social.

Galo jogou com:

Amanda, Leila, Cotrim (Lorranny), Hilary, Jaque (Vanessa), Marta, Day, Pissaia (Aninha), Soraya (Guedes), Iara (Cinthia), Sofia (Milena)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s