Vingadoras: as donas do estado!

Em Minas Gerais, o Atlético é quem manda e hoje as Vingadoras deram mais uma prova disso. Pelo segundo ano consecutivo, o Galo venceu a grande final do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro. A partida foi decidida em jogo único no Mineirão, na manhã deste domingo, e a vitória por 1 a 0 garantiu mais um título às Vingadoras.  Merecido, o triunfo sela a excelente temporada que fez o Atlético este ano e renova as esperanças nessa nova era do futebol feminino alvinegro.

Foto: Bruno Sousa/Atlético

Nem o céu quis ficar azul hoje. A decisão aconteceu sob infinito nublado e chuva persistente. Foi um jogo difícil, intenso e emocionante. Digno de final. Começou nervoso, com muitas faltas próximas à área das Vingadoras e alguns erros de passe. As rivais impunham velocidade no contra-ataque e pressionavam bastante o time do Galo, que precisou de frieza para controlar a emoção inicial e se organizar em campo.

O gol da vitória veio dos pés de um dos maiores destaques e protagonistas do time este ano: Dayana Rodríguez. Aos 19 minutos, Soraya bateu a falta em direção à área, a goleira Mary Camilo falhou e Day não perdoou, empurrando para as redes. Com a vantagem no placar, as Vingadoras conseguiram se estruturar melhor em campo e trabalhar a bola com mais paciência e frieza desde o setor defensivo.

O segundo tempo pareceu uma eternidade para o torcedor atleticano. Foi um jogo de ataque contra defesa. O time cruzeirense deteve a posse de bola e adiantou ainda mais a marcação para tentar furar a zaga atleticana. Foram muitas finalizações contra o gol de Amanda, forçando a goleira a fazer belíssimas defesas. Novamente, a nossa camisa 1 fechou o gol das Vingadoras e foi fundamental para a conquista do estadual – no último ano, Amanda também brilhou na disputa da decisão nos pênaltis.

Foto: Bruno Sousa/Atlético

E mais uma vez o Gigante da Pampulha foi o salão de festa do Galo, mas infelizmente a massa atleticana não pôde encher as arquibancadas para entoar com as Vingadoras o grito de bicampeã. Os protocolos de combate a COVID-19 estabelecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte não permitem visitantes nas partidas de futebol. Com a melhor campanha da fase de grupos, apenas o Cruzeiro pode contar com a sua torcida. Entendo que as normas sanitárias visam controlar aglomerações e mitigar a transmissão do vírus, entretanto não há coerência em permitir lotação máxima e não permitir torcida visitante em um jogo que, infelizmente, o público esperado é bem menor que a capacidade do estádio. Os protocolos da prefeitura ignoram as distintas realidades entre as categorias de futebol.

E, dessa vez, a final do estadual não foi transmitida em TV aberta, como aconteceu ano passado e encheu de expectativas quem ama o futebol feminino. Os torcedores puderam acompanhar a partida apenas pela rádio e pela internet, nos canais da Federação Mineira e do Atlético.

Apesar dos obstáculos que o futebol de mulheres ainda enfrenta e dos problemas que passamos após o Campeonato Brasileiro, um novo horizonte surge para o Atlético, que quer vencer e ser grande em tudo aquilo que disputa. O Galo mereceu levantar essa taça após uma temporada tão intensa e presenciar essa vitória significou muito. É difícil traduzir esse sentimento que mal cabe no peito, o que dirá em palavras. Já não sei como é viver uma vida normal há um tempo, penso no Galo desde a primeira hora que acordo até o momento de dormir. Quando esse sentimento se mistura com o orgulho de ver mulheres em campo e vencendo com a camisa do Galo… Esquece!

Foto: Fábio Xavier

Mais um capítulo da vitoriosa história do Galo Futebol Feminino foi escrito hoje. Contra o vento, contra tudo e contra todos, as Vingadoras mostraram mesmo que são as donas do estado!

O Galo jogou com:

Amanda, Sofia, Cotrim, Hilary e Leila (Jaqu); Marta, Day (Flávia Gil), Aninha (Vanessa) e Iara (Isabella); Soraya e Cinthia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s