Araguari Atlético Clube: as pioneiras vestiram o manto

Por Patrícia Muniz

Em 1958, em meio à proibição do futebol e outras práticas esportivas às mulheres, foi formada uma das primeiras equipes de futebol feminino que se tem registros oficiais no Brasil. Foi no Triângulo Mineiro que o Araguari Atlético Clube montou times A e B e realizou a partida beneficente apenas entre mulheres, no dia 19 de dezembro.

Cerca de 25 meninas foram selecionadas em uma peneira organizada pela diretoria do clube, a pedido do Grupo Escolar Vicente de Ouro Preto que passava por dificuldades financeiras e precisava de ajuda na arrecadação de fundos. Sob o comando de Luiz Benjamim, Luiz Teixeira e do massagista José Firmino, a primeira partida foi um completo sucesso e levou o elenco feminino a outros jogos, viajando pelo Brasil. Elas visitaram Uberlândia, Alegre/GO, Ituiutaba, Varginha, Goiânia, Belo Horizonte e Salvador.

“O primeiro jogo foi um sucesso total e continuamos jogando em várias cidades do Brasil” – disse a ex-meio-campista Heloísa Rodrigues, em entrevista ao Globo Esporte, ano passado.

As partidas ocorriam em campos oficiais e a equipe era filiada a um time da Federação Mineira de Futebol (FMF), diferente de outros registros do futebol feminino no Brasil. Pioneiras, as meninas de Araguari vestiram a camisa do Galo e saíram vitoriosas, em um jogo preliminar realizado no Independência, em 1959.

Em Belo Horizonte, naquela época, Atlético e América eram os grandes rivais e já era necessária a separação das torcidas, por causa das brigas. O time de Araguari então se dividiu para uma partida histórica, em que o antigo campo do Sete esteve lotado e com grande festa para celebrar a simbólica vitória alvinegra. A Revista Manchete Esportiva, veiculada em 30 de maio de 1959, relata que as meninas de Araguari empenharam-se em enfeitar as jogadas, com dribles curtos e chutes delicados.

Revista Manchete Esportiva - Reprodução, 1959

Revista Manchete Esportiva/Reprodução

Naquela época, o futebol feminino aparecia apenas em apresentações circenses ou festivas, com tendência cômica, e as mulheres sequer tinham liberdade para usar os shorts do uniforme. Assim, o que diferenciou a partida ocorrida dos demais jogos disputados entre mulheres na época foi, justamente, seu caráter esportivo e a recepção, tantas vezes positiva, em estádios cheios com torcidas eufóricas. Para a partida em Salvador, por exemplo, ocorreu até um desfile com as jogadoras pelas ruas da cidade, com todos aplaudindo.

“Eu vesti a camisa do Atlético-MG e o restante das meninas, a do América-MG. Vencemos. Foi aquele show, todo mundo gritava, jogava paletó para cima, foi essa festa toda” – conta Zalfa, então capitã do time, de quem esse jogo não sai da memória.

Entretanto, as meninas de Araguari também enfrentaram muito preconceito, principalmente por parte da família e da igreja. Apesar de alguma repercussão positiva, a mídia nacional também não poupou esforços para exigir que o Conselho Nacional de Desportos (CND) cumprisse com a proibição e extinguisse a equipe feminina do Atlético de Araguari.

O sonho acabou com menos de um ano, antes que pudessem disputar a partida internacional a qual elas foram convidadas a participar, no México, no final de 1959, pois o decreto lei 3.199, de 4 de abril de 1941, assinado por Getúlio Vargas, que proibia as mulheres a praticar vários esportes, foi resgatado pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Revista Manchete Esportiva - Reprodução

Revista Manchete Esportiva/Reprodução

 

Veja mais sobre a história do time feminino de Araguari em: http://dibradoras.com.br/movidas-por-um-sonho-como-as-mulheres-do-araguari-enfrentaram-a-proibicao-do-futebol-feminino/

Um comentário sobre “Araguari Atlético Clube: as pioneiras vestiram o manto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s